terça-feira, 29 de novembro de 2011

Tradição do Panetone

Tradição do Panetone

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa.
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia. Com o tempo a receita sofreu diversas inovações, e aprimorada deu origem ao Chocotone, Sorvetone e a Colomba Pascal, variações mais conhecidas da receita.
O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura, uma fatia de 80 gramas do panetone da marca Nestlé, por exemplo possui cerca de 280 Kcal.
A palavra panetone (do italiano panettone) tem sua origem no vocábulo milanês panattón, de origem e significados controversos.

Lendas
Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pao di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone .

Fonte da pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Panetone. Acesso dia 29 de novembro de 2011, ás 15:51 h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário